CONHEÇA O CEP/

MANTENEDORES

Fundação Weiss-Scarpa
A Fundação Weiss Scarpa foi fundada no ano de 1988, com o intuito de atender adolescentes, jovens e adultos em situação vulnerabilidade ou risco pessoal e social do Município de Pinhais no Estado do Paraná. Iniciou suas atividades com a fundação da Creche Cruz de Malta por meio da qual prestou atendimento a cerca de 2500 crianças de 0 a 6 anos.

Posteriormente, criou o Lar de Idosos Adelaide Weiss com o objetivo de acolher pessoas idosas e, desde então, atende cerca de 40 idosos mensalmente. Em 2003, em parceira com a entidade Ação Social Família Camiliana implantou o Centro de Educação Profissional que até o presente momento já qualificou aproximadamente 6000 alunos.


Ação Social Família Camiliana
As atividades da Ação Social Família Camiliana iniciaram-se em 2001, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, na cidade de Pinhais, cujo trabalho voltava-se a prestar atendimento a um contingente de pessoas que solicitavam auxilio com alimentos, remédios e outros. Por outro lado, avaliando essas ações, concluiu-se que se tratava de uma prática assistencialista que não contribuía para a auto-sustentabilidade e gerava uma dependência institucional.

Diante dessa realidade, notou-se que um dos fatores imprescindíveis à emancipação é o acesso ao mercado de trabalho, sendo a falta de qualificação um obstáculo para o exercício desse direito. Como estratégia de enfrentamento dessa expressão da questão social, elaborou-se o projeto Formando Profissionais Cidadãos, em 2003, por meio do qual foi possível a construção do Centro Profissionalizante Comendador Umberto Scarpa com a finalidade de oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional à comunidade.